Avançada

Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Notícias

12.09.2013 - 18h09

"Flores raras" entra em cartaz no Cinema São Luiz

Filme do cineasta Bruno Barreto mostra a sensível história de amor entre a poetisa Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, vivida por Glória Pires

Divulgação

Descrição da imagem

Glória Pires (de vermelho) é uma das protagonistas do filme

Numa terra quente e exótica, durante uma visita à sua amiga, o surpreendente se descortina diante dos olhos da estrangeira. Em busca de uma reviravolta em sua carreira, ela acaba encontrando o amor de sua vida. Essa é a história da poetisa norte-americana Elizabeth Bishop e da arquiteta Lota Macedo de Soares, contada em "Flores raras", filme do cineasta Brunto Barreto que estreia nesta sexta (13/9), na programação do Cinema São Luiz.  A sala de exibição continua a exibir, pela próxima semana, "Os amantes passageiros", de Pedro Almodóvar, "Adeus, minha rainha" e a animação "Reino escondido".

Nova York, 1951. Ano e cidade onde começa "Flores raras". No filme, o desejo por  dar uma nova vida à sua criação artística é a mola propulsora que leva a norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) a vir ao Brasil. Ela é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.

Em sua segunda semana em cartaz, o filme francês"Adeus, minha rainha" conta a história de um triângulo afetivo vivido em meio ao alvorecer da Revolução Francesa. Era 14 de julho de 1789, data da Queda da Bastilha e, naquela manhã, Sidonie Laborde (Léa Seydoux) segue, mais uma vez, para sua atividade cotidiana - ela é leitora particular da rainha Maria Antonieta (Diane Kruger) - por quem nutre uma espécie de paixão. A partir daquele dia, a revolução mexe profundamente com a vida da Corte de Versalhes. A tensões e inquietações geradas por esse período são captados pelo olhar curioso de Sidonie, que também observava - com misto de inveja e angústia - a relação da rainha com sua amante, a duquesa Gabrielle de Pontignac (Virginie Ledoyen).

Também em exibição no São Luiz, a animação "Reino escondido" traz o professor Bomba, que dedicou boa parte de sua vida às pesquisas de um povo de tamanho diminuto, que vive na floresta e cujos movimentos são rápidos demais para serem registrados pelo olho humano. Agora, após o falecimento de sua ex-esposa, sua filha Maria Catarina, ou M.K., vai morar com ele. A garota acaba, acidentalmente, sendo diminuída de tamanho e envolvida no confronto entre os Homens-Folha e os Boggans, os tais seres que seu pai tanto procura.

Em "Os amantes passageiros", do diretor espanhol Pedro Almodóvar, uma história incomum,  num avião da companhia aérea Península, que enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso, o comandante da aeronave (Antonio de la Torre) é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período, todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.

Confira a programação do Cinema São Luiz

"Flores raras"
Sexta (13/9), sábado (14/9), domingo (15/9), terça (17/9), quarta (18/9) e quinta (19/9): 16h
Classificação etária: 14 anos

"Adeus, minha rainha"
Sexta (13/9), sábado (14/9), domingo (15/9), terça (17/9), quarta (18/9) e quinta (19/9): 18h15
Classificação etária: 14 anos

"Reino escondido"
Sexta (13/9), sábado (14/9), terça (17/9), quarta (18/9) e quinta (19/9): 14h
Domingo (15/9): 10h e 14h
Classificação etária: livre

“Os amantes passageiros”
Sexta (13/9), sábado (14/9), domingo (15/9), terça (17/9), quarta (18/9) e quinta (19/9): 20h10
Classificação etária: 16 anos

Serviço
Cinema São Luiz
Rua da Aurora, 175, Boa Vista - Recife
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada)


 

Portal Pernambuco Nação Cultural

Eventos Culturais

Texto mais acessado

Vídeo mais acessado

Áudio mais acessado

Imagem mais acessada

Conteúdo sob Licença Creative Commons
Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife - PE - Brasil. CEP: 50.050-000. Fone: +55 81 3184.3000